MAPA


Visualizar Honeymoon na Itália - Victor e Jihanne em um mapa maior

quinta-feira, 30 de junho de 2011

LA DOLCE VITA – o hedonismo à italiana

A expressão “La dolce vita”- em tradução para o português “doce vida” ou “sweet life” em inglês – é usada para designar o modo de bem viver dos italianos.

Afinal, um país que é cercado por belas paisagens, tem uma gastronomia maravilhosa, fabrica os melhores carros, é líder no design/moda e arquitetura, produziu grandes artistas como Leonardo Da Vinci, Michelangelo e ainda tem um primeiro-ministro canastrão, só pode ser considerado o país da dolce vita.

Os americanos também têm uma expressão que simboliza sua forma de viver - “american way of life”, em português “estilo americano de vida”. Mas esse blog não é sobre os Estados Unidos.

Voltando ao assunto principal...

Culturalmente falando, não podemos generalizar o comportamento de todos os cidadãos de um país, mas olhando para a ponta do iceberg* que representa a cultura, a Itália realmente está entre os lugares onde seu povo cultiva e valoriza “hábitos hedonistas”.

Desde o delicioso gelato, ao tiramisu ou cappuccino, para não falar das massas, vinhos, queijos e embutidos , a gastronomia italiana está repleta de bons produtos. E é justamente pela gastronomia que podemos ver a importância que os italianos dão às refeições. Sentar-se à mesa para compartilhar momentos de descontração com amigos e familiares é um dos costumes mais arraigados na cultura italiana. Pura DOLCE VITA, fala que não é?

No campo acadêmico, o escritor italiano que talvez melhor represente o estilo dolce vita é Domenico De Masi que escreveu o Livro - O Ócio Criativo (publicado no Brasil pela editora Sextante) onde defende ser “necessário aprender que o trabalho não é tudo na vida e que existem outros grandes valores: o estudo para produzir saber; a diversão para produzir alegria; o sexo para produzir prazer; a família para produzir solidariedade”.

Nas artes, não podemos esquecer o grande cineasta Federico Fellini, diretor do filme que cunhou a expressão dolce vita. Em 1960, Fellini dirigiu “La dolce vita”, e eternizou para o mundo o estilo glamouroso de vida de personagens representados por Marcello Mastroianni e Anita Ekberg pela bela Roma.  

Seguindo a máxima do blog, a Itália ainda é “um conceito teórico no meu microuniverso”. As informações postadas neste texto estão na esfera da pesquisa e da especulação. A experiência para confirmar todos esses dados e realmente dar o veredicto final, será acumulada durante a viagem. 

Para terminar, tenho a declarar: quero experimentar bastante la dolce vita  italiana acompanhado da Ji nesses 22 dias de viagem!!!

3 comentários:

  1. Minha singela contribuição
    http://www.behappyviagens.com.br/luademel/destinosdeluademelnoexterior/luademel_na_costa_amalfitana.html
    Já estou viajando no blog com vcs!
    Amor,
    Tia Adri

    ResponderExcluir
  2. Em 2022, apaixonada pela dolce vita!

    ResponderExcluir