MAPA


Visualizar Honeymoon na Itália - Victor e Jihanne em um mapa maior

terça-feira, 5 de julho de 2011

FONTES DE PESQUISA – 1ª PARTE

Os viajantes de hoje não podem reclamar nem um pouco da facilidade de acesso às informações sobre os destinos turísticos espalhados pelos quatro cantos do mundo. Não que eu seja uma pessoa com idade avançada, mas há algum tempo, viajar era muito mais difícil.

O viajante ficava vendido na mão de agentes de viagens ou dependia de dicas de amigos que já conheciam o local de destino.  Até os guias de viagem impressos eram escassos. E estou me referindo a um período de dez anos atrás.

Hoje tudo mudou, podemos acessar todo o tipo de informação que imaginarmos sobre os lugares de interesse. Desde dados sobre as tarifas de hotéis, passando por dicas de restaurantes até imagens em tempo real do destino escolhido. Está tudo disponível, gratuitamente a um click do mouse na internet.

Neste post publico uma lista com os principais sites/blogs/serviços virtuais que utilizei e continuo acessando para programar a viagem.

1)      WWW.TRIPADVISOR.COM  – Considero o site mais importante para pesquisar hotéis, restaurantes e pontos turísticos. O ponto mais forte do tripadvisor, é que as informações lá contidas são relatos (ricos em detalhes) escritos por pessoas que estiveram no local. Como o próprio nome já diz, neste site você encontrará um monte de conselhos de viajantes sobre os serviços, preços, atendimento, estado de conservação, localização entre vários outros dados sobre os lugares visitados. O tripadvisor foi a minha bússola para escolher os hotéis que vamos hospedar e os restaurantes que possivelmente freqüentaremos.


2)      WWW.BOOKING.COM – usei esse site para fazer as reservas dos hotéis em Roma e Florença. Geralmente o site consegue melhores tarifas que a página oficial dos hotéis. Para reservar o hotel de Milão, que será o IBIS, ficou mais barato usar o serviço on-line do próprio hotel. A hospedagem em Veneza também foi reservada via site do hotel, pelo mesmo motivo de oferecer tarifas mais econômicas. De qualquer maneira, o booking.com me ajudou muito por trazer informações minuciosas sobre os estabelecimentos. Após receber os vouchers das reservas, enviei e-mails para cada hotel pedindo a confirmação da operação e estava tudo certinho. Resumindo, até agora, o booking.com está funcionando bem!!! Existem outros sites que oferecem os mesmos serviços como  www.hoteis.com , www.expedia.com , www.venere.com . O único desses sites que não recomendo é o www.decolar.com , em vários fóruns sobre viagens há relatos de consumidores que tiveram problemas com essa empresa.


3)      WWW.SUMMERINITALY.COM – Já fiz referencia a essa imobiliária no post sobre a hospedagem na Costa Amalfitana. Para quem tiver interesse em alugar Casas de Veraneio na Itália, a Summer in Italy é a empresa ideal. Até o momento estou recebendo um atendimento especial do staff da empresa. Oferecem com certeza um serviço diferenciado!!! Antes mesmo de me hospedar na Casa Misia, já estou pensando quando será a próxima oportunidade para usar os serviços da Summer in Italy.


4)      WWW.MOCHILEIROS.COM  - este é, provavelmente, o maior Fórum em língua portuguesa sobre viagens. Além de tirar dúvidas sobre roteiros e perguntar para os foristas qualquer dúvida que possa passar pela sua cabeça durante o planejamento da viagem, você encontra neste site, centenas de relatos de viagem. O melhor do mochileiros.com é que os participantes procuram fazer viagens com um ótimo custo/benefício. As dicas de hospedagem, geralmente são de albergues ou hotéis de qualidade, mas com baixo custo. E essa filosofia de viajar bem gastando pouco segue em todos os tópicos do site. Eu fiz uma varredura de todo o conteúdo do mochileiros.com sobre a Itália quando comecei a pesquisar sobre essa viagem. O mochileiros.com foi o meu ponto de partida!!!


5)      WWW.TRENITALIA.COM – este é o endereço da companhia de trem italiana. Usei bastante o site para saber os horários, valores e tempo de viagem entre as cidades italianas. Através da página, também é possível comprar os bilhetes. Optei por não comprar agora, já me falaram que a freqüência dos trens para as principais cidades é grande e que não há necessidade de tanta antecedência.


6)      WWW.MAPS.GOOGLE.COM – esse serviço de Mapas do Google é tecnologia pura, quase ficção científica. Para o viajante, essa ferramenta pode facilitar a programação do roteiro através da visualização das rotas, distância entre as cidades e suas vias de acesso. Na escolha de qual hotel ficar, o Google Mapas ajuda bastante na identificação da localização e se existem estações de metro, pontos turísticos ou supermercados próximos.  Usando o StreetView, é possível fazer um tour virtual pelas ruas das principais cidades do mundo. Com esse mecanismo, o viajante pode, por exemplo, verificar o tipo da vizinhança que está o hotel onde ficará hospedado. Listei aqui somente algumas aplicações do Google Maps, mas existem várias outras formas nas quais a ferramenta pode ser útil na programação de viagens.


7)        WWW.DICASDEROMA.COM.BR – este é um mix entre site, blog, fórum da Dani Furlan (brasileira) que mora desde 2007 em Roma e é casada com o Dan (italiano). O interessante deste site é que além das opiniões dos leitores do blog sobre a cidade de Roma, também tem o ponto de vista de uma brasileira que reside na Itália e um italiano nato. A máxima do blog é “Viajante, não turista”, compartilho 100% com esse pensamento!!! (Em outra oportunidade quero escrever um post sobre esse assunto).

 A lista não se encerra com estas 7 fontes de pesquisa, mas já é um bom começo. Na segunda parte deste texto, publicarei os blogs consultados.

3 comentários:

  1. Amor o blog está um máximo, recheado de dicas e informações úteis para os 'viajantes' (turista não kkkkkk). Estou adorando essa sua super habilidade, dentre tantas e tantas outras, de postar tantas coisas interessantes.
    Está de PARÁBENS!!!!!

    TE AMO!

    ResponderExcluir
  2. República dos Pelhitos - BH18 de julho de 2011 às 16:48

    Estamos todos aqui em BH curtindo as novidades do blog e torcendo pela felicidade de vcs!! Parabensss!! =)

    Jeffane, Jonathan, Talyta e Luan

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o blog com as dicas de viagem e tudo mais!! Aguardamos com ansiedade as noticias da viagem heim?? :) Muitas felicidades ao casal !!
    Beijos,

    ResponderExcluir